Sindicato dá GOLPE nos Servidores Municipais

Sindicato da golpeA assembleia de campanha salarial dos servidores municipais de São José do Rio Preto do dia 11 de dezembro no Clube do Lago mostrou o papel de desorganização que a Direção promoveu nos últimos 16 anos à frente do Sindicato. Além de não saber conviver com diferenças políticas e críticas, de não organizar a categoria, revela uma política irresponsável de mentiras, levando a desconfiança à maioria dos Servidores. Por isso, queremos fazer um debate com alguns Diretores do Sindicato honestos e com o conjunto da categoria!!!

Nós, do Coletivo de Oposição à política da direção do Sindicato, mais conhecidos como Coletivo Luta Servidor, assim que recebemos o convite para a assembleia, a divulgamos por compreendermos que esse é um importante espaço para nossa organização.  Porém, ao final da assembleia de campanha salarial, fomos surpreendidos por uma segunda assembleia que tinha como objetivo filiar nosso sindicato à FESSPMESP, federação da Força Sindical, como informa a página final do Jornal de Dezembro do Sindicato (tabela 1).

 fantasma 2

Ao chegarmos no Clube do Lago, desconfiamos que algo estranho estava acontecendo. Recebemos apenas a página do meio do Jornal do Sindicato, na qual havia uma proposta de pauta para a campanha salarial. Depois das discussões, que foram breves, já que se notava pressa por parte da presidente (Dela) em encaminhar as decisões, nos entregaram a capa do jornal, na qual constava uma chamada aos filiados para a filiação à FESSPMESP, na parte inferior da última página. Então, iniciaram outra assembleia tendo a filiação como ponto de pauta. Questionamos principalmente Dela e Carlos Henrique, já que essa segunda assembleia não havia sido divulgada, mas alegaram que o convite aconteceu via jornal, que fora enviado aos filiados na semana anterior à tal assembleia. Como demostramos na tabela 1, o jornal apareceu no site do sindicato um dia antes da assembleia e recebemos o jornal em nossa residência dois dias depois da mesma. Ao percebermos a manobra, nos retiramos imediatamente e não legitimamos esse processo obscuro. Agora, as perguntas que nos restam são: essa é a divulgação e discussão com a categoria? Você que está lendo esse texto, viu esse jornal antes da assembleia? Claro que não, é mentira, mas essa não é a ÚNICA MENTIRA!

AS MENTIRAS do SINDICATO!

Como se observa na tabela 2, do site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o Sindicato desfilou-se da CONFETAM-CUT e FETAM-CUT no dia 2 de Setembro de 2011, sem fazer a discussão com a categoria.

  Desfiliação

No dia 30 de maio de 2013, a Direção do Sindicato publicou uma Nota de Esclarecimento1 em resposta ao “Diário da Região”, que havia apresentado dias antes uma reportagem informando que a filiação à FESSPMESP já tinha acontecido. As palavras do sindicato foram: “ O referido convite está sendo analisado pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, e havendo uma definição quanto à filiação a FESSPMESP (e não a Força Sindical) a mesma será objeto de debate com os filiados do sindicato a quem cabe a decisão final.”.

A prática obscura da Direção do Sindicato em esconder e mentir para categoria é confirmada na tabela 3, na qual revela-se que o Sindicato dos Servidores filiou-se a FESSPMESP-Força Sindical no dia 20 de fevereiro de 2013, 10 meses antes da assembleia fantasma de filiação. Filiou-se, passando por cima das discussões políticas e do estatuto do sindicato, mostrando que a direção não tem nenhum respeito com os servidores: manda e desmanda no sindicato e ainda tem a coragem de informar no jornal, 10 meses depois, que faria a assembleia para filiar-se à Federação da Força Sindical.

 filiação

Não legitimamos essa filiação e combatemos essa direção que não tem nenhum respeito pelos servidores. Divulgamos e estivemos em todos os espaços de luta da categoria, mas essa prática burocrática, não aceitaremos !!

Temos que organizar e resistir aos ataques da prefeitura!

Em um momento tenso para o conjunto dos trabalhadores da educação, no qual a Mudança do Estatuto do Magistério estava sendo decidida na câmara municipal, o sindicato, ao invés de organizar as discussões, mobilizar e informar o magistério, preferiu organizar uma assembleia fantasma para filiar-se à FESSPEMEP, encenando um processo que foi consolidado sem a participação dos servidores, há meses atrás.

Nós acreditamos que é possível obtermos vitorias por meio de nossa organização. A paralisia do Sindicato mostra que é necessário superar essas práticas burocráticas e ter um instrumento de luta dos trabalhadores. O Sindicato não pode transformar-se em “meio de vida” para alguns diretores, pois é um instrumento coletivo de luta dos trabalhadores !!

Vamos aprofundar esse debate e a discussão avançando e fortalecendo nossas lutas!! Chamamos todos os Servidores para resistir e construir um instrumento de luta de fato democrático e transparente !!

Sindicato não é meio de vida!

Não às mentiras e a burocratização do sindicato!

Por um Sindicato de Luta, Independente e Democrático!

1 http://www.sspm.org.br/site/noticias.asp?id_noticia=91953427

2 http://www.fesspmesp.com.br/noticias/noticia147.html

4 thoughts on “Sindicato dá GOLPE nos Servidores Municipais

  1. Pingback: As 5 + em 2013 no blog Coletivo Luta Servidor | Coletivo Luta Servidor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s