Resposta à Dela Brognaro (Sindicato dos Servidores): por transparência e democracia!

Resposta a DelaFabiano de Jesus
Filiado ao Sindicato dos Servidores

Na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, circulou na imprensa municipal e em panfleto distribuído pelos diretores liberados (diga-se de passagem, liberados do trabalho há muito tempo) matéria assinado pela Dela Brognaro que ataca os Servidores da Educação que estão organizando-se para defender seus direitos e suas condições de trabalho.

Acredito que a pratica é o critério da verdade e o que intriga é: o sindicato usou o dinheiro de minha contribuição (e de todos os sócios que pagam o sindicato) para ataca-los, acusando de “sedentos de poder” e de “dividir” os trabalhadores da educação, mas qual movimento vamos dividir? Existe algum movimento que está discutindo nossas condições de trabalho? Contraditoriamente, são esses que estão há 17 anos na direção do sindicato e que merecem uma resposta honesta e dura.

A estranheza é que o Sindicato não paga matéria em jornais para falar das duras condições de trabalho dos servidores da educação, por exemplo: a Escola Municipal João e Maria chegou a pegar fogo e se quer ouvimos uma nota do sindicato, o sindicato não paga para falar das péssimas condições de trabalho e a violência que estão vivendo os trabalhadores da Escola Municipal Darcy Ribeiro, o sindicato se quer paga para chamar uma assembleia da categoria, mas paga para atacar os servidores!

Quem é Dela Brognaro?

Valdelir é a mesma que no ato do dia 15 de outubro de 2013 em frente à Câmara Municipal teve a capacidade de falar que Paulo Freire foi um “grande construtivista” e que foi um grande pensador educacional dos “países do terceiro mundo”. Como meu texto não tem o objetivo de fazer o debate epistemológico ou conceitual de teoria política, sugiro à professora pesquisar os temas, pois Paulo Freire NÂO É E NÃO FOI CONSTRUTIVISTA, muito menos seguiu a epistemologia genética, e nos conceitos políticos, não usamos “países do terceiro mundo” a mais de 10 anos, pois usava-se para diferenciar-se dos países de potência capitalista e os países oriundos da ex-URSS!

Dela, NÃO É PRESIDENTE DO SINDICATO!

Segundo o Art.20 do Estatuto do Sindicato, “Será permitida o remanejamento e a redistribuição interna de cargos (Presidente, Vice-Presidente, Tesoureiro e Secretário Geral), caso a maioria absoluta da diretoria plena (todos os diretores) considere necessário, mediante ratificação em assembleia geral, especialmente convocada para esse fim” ¹. Dela, que assumiu a presidência do sindicato após a vacância, poderia responder: por que o sindicato não pagou matéria no jornal chamando essa assembleia?  Essa assembleia nunca foi convocada e a pratica mostra quem está sedento de poder.

Pedimos para os servidores que acreditam que essa direção do sindicato é diferente das práticas do prefeito, solicitarem cópias dos documentos e notas fiscais dos gastos de mais de 1 milhão da movimentação financeira do sindicato em 2012, dos astronômicos gasto de gasolinas, viagens, pedágios, alimentação, e gráfica.

Estamos nos afastando cada vez mais dessa direção do sindicato por compreender que eles são incapazes de ter alguma relação democrática e aceitarem as diferenças e críticas, pois desrespeitam o estatuto do próprio sindicato e a categoria. São incapazes de ser oposição a política do prefeito (apesar dos discursos, são só discursos) porque é o mesmo grupo que implementa as políticas da prefeitura de Rio Preto no Governo Federal, em alguns estado e em muitas prefeituras, nas quais os trabalhadores tem que enfrenta-los para garantir seus direitos.

Sindicato não é meio de vida!

1 – https://lutaservidor.files.wordpress.com/2013/07/06.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s