3º Reunião de Construção da Associação dos Trabalhadores da Educação Municipal – ATEM*

3º Reunião de Construção da Associação dos Trabalhadores da Educação Municipal – ATEM*

Dia: Quinta-feira (13/02)

Horário: 18h

Local: Rua Tiradentes nº 2.361 (três quadras antes da

Bady Bassitt – Sede do SINTECT-SJO)

Relatório da 2ª Reunião

* Verificar relatório sobre o nome da associação

Relatório da Segunda Reunião da Comissão de Fundação da Associação

Pauta:

1)      Nome da Associação

2)      Problemas dos novos PEBI de jornada de 40 horas

3)      Assembleia de fundação

4)      Seminário Municipal de Educação

5)      Próxima Reunião

Primeiro Ponto (1) Estávamos divulgando o chamado para as reuniões como Associação dos Profissionais da Educação Municipal (APROEM). Mas, como surgiu outras propostas entre as pessoas que compareceram à reunião, o tema foi ponto de pauta. Nesse ponto, foi apresentado o debate que surgiu entre os membros sobre o nome da associação e encaminhadas duas proposta: 1; Constando PROFISSIONAIS (Associação dos PROFISSIOANIS da Educação Municipal) e a 2; Constando TRABALHADORES (Associação dos TRABALHADORES da Educação Municipal).

Após o debate, foi encaminhado pelos membros da comissão a proposta de TRABALHADORES e foram apresentadas duas siglas: 1; ATRAEM e a 2; ATEM. E a comissão decidiu por ATEM (Associação dos Trabalhadores da Educação Municipal).

Essa será a proposta de nome encaminhada pela comissão para a Assembleia de Fundação da Associação, mas isso não impede que outras propostas sejam apresentadas na assembleia de fundação.

Resultado: Nome encaminhado Associação dos Trabalhadores da Educação Municipal (ATEM)

Segundo Ponto (2) Foi apresentado o problema que está acontecendo com os PEBI de 40 horas, ingressantes do último concurso, já que estão determinando que os professores cumpram a jornada de 5 horas diárias (contabilizando 25 horas semanais com alunos) e as outras 5 horas o professor cumpririam em outra unidade (substituindo), fazendo o professor realizar 10 horas diárias de trabalho em um dia.

Acreditamos que o melhor seria a existência da jornada de 1/3, mas até a aprovação, o ideal seria os professores cumprirem 6 horas diárias (30) na mesma unidade que trabalha diariamente. Essa política é necessária e viável, visto que o período de aula com alunos é deno mínimo 5 horas diárias, pois o concurso visava atender às necessidades das escolas em período integral.

Encaminhamento: Encaminhar uma nota pedindo o esclarecimento para a Secretaria Municipal de Educação, já que não foi feita nenhuma orientação por escrito para as Unidades Escolares.

Terceiro Ponto (3). Na primeira reunião no dia 23/01 foi encaminhado a realização de um Seminário de Educação Municipal, no qual realizaríamos a Assembleia de Fundação da Associação. Entretanto, na reunião do dia 06/02 avaliamos a possibilidade de realização da Assembleia de Fundação antes do Seminário para em seguida a própria Associação organizar o Seminário.

Encaminhamentos: Assembleia de fundação será dia 22 de Fevereiro na Escola Municipal Pato Donald a partir das 9h. A organização para o evento seria: dois convidados apresentariam o debate sobre a organização dos trabalhadores da Educação, Plinio Gentil – Procurador e João Azalão – Direção Estadual da APEOESP e Mestre em Educação ou Rui Braga – Professor da USP. Em seguida, seria empossada a diretoria que leria o Estatuto da Associação, destacando os pontos que seriam discutidos.

Quarto Ponto (4). O Seminário da Educação Municipal será construído pela Associação, com os temas estabelecidos na primeira reunião (não teve nenhuma proposta de alteração) 1) Discussão do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 2) DISCUSSÃO DE UM ESTATUTO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO QUE CONTEMPLE O AVANÇO NA QUALIDADE DE EDUCAÇÃO 3) ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR. Discutiremos a organização do seminário, organização das mesas e estrutura na primeira reunião da Associação, após o dia 22 (dia de fundação da associação). O único nome indicado para compor a mesa (indicado na primeira reunião) é o do prof.Eugenio (Supervisor de Ensino) na discussão do Plano Municipal de Educação. Todas a contribuições são bem vindas.

Quinto Ponto (5). A próxima reunião será realizado no dia 13/02 na sede do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (os companheiros cederam sua sede para nossas reuniões provisoriamente) localizada na Rua Tiradentes nº 2.361, Bairro Boa Vista às 18 horas. Continuaremos convidando todos/as que queiram fazer parte dessa história. Vamos à Luta !!

3º reunião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s