Trabaladores da Educação: o CAT deve ser preenchida em caso de violência verbal

O crescimento da sobrecarga de trabalho é um dos motivos para o aumento de acidentes de trabalho nas unidades escolares. Quando um acidente de trabalho acontece é necessário preencher a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A CAT deve estar à disposição dos trabalhadores em todas as escolas.

O que muitos de nós não sabemos é que quando somos alvo de violência verbal nas escolas, algo que vem acontecendo cada vez mais, também devemos preencher o formulário da CAT, além de registrar um Boletim de Ocorrência.

É importante fazer a CAT em casos de violência sofrida no local de trabalho tanto pelo próprio registro quanto para que esse documento ajude a comprovar que esse fator está relacionado a algum possível adoecimento psicológico do profissional da rede mais tarde. Segundo o Manual de Direitos do Professor do SISMMAC (Sindicato dos Servidores do Magistério de Curitiba), “É indispensável que o servidor sempre preencha a CAT, pois é a partir dela que será reconhecido o nexo causal entre a doença e a atividade”.

Os professoras e professores da rede preencham a CAT e exijam que o formulário esteja à disposição nas escolas. Também é recomendável que o professor guarde uma cópia desse documento. Com isso, poderemos quantificar esse problema na rede municipal nos locais de trabalho e pensar em medidas em conjunto com a categoria e a comunidade escolar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s